cp10br Pureza Sexual

Pureza Sexual

Por David Cox
[CP10] v1 © 2008 www.folletosytratados.com
Esta brochura pode ser fotocopiada e impressa livremente

Veja também A sedução de um cristão Parte 2: Fome
_________________

Não é uma luta impossível!

1 Pedro 2:11 Amado, peço-lhe como estrangeiros e peregrinos que se abstenham dos desejos carnais que batalham contra a alma,

Gálatas 5:17 Porque o desejo da carne é contra o Espírito, e o desejo do Espírito é contra a carne; e eles se opõem, para que você não faça o que deseja.

Com o aumento da pornografia e o declínio constante das normas, a tentação sexual se tornou um problema sério para muitos cristãos. É a luta espiritual mais intensa para quase todos os cristãos. Essa luta não é impossível, mas é difícil.

O Modelo Bíblico

1 Coríntios 7: 3-5 O marido cumpre o dever conjugal com a esposa e também a esposa com o marido. 4 A mulher não tem poder sobre seu próprio corpo, mas o marido; O marido também não tem autoridade sobre seu próprio corpo, mas a esposa. 5 Não neguem um ao outro, a menos que por algum tempo por consentimento mútuo, se envolvam silenciosamente em oração; e se reúnem em um, para que Satanás não o tente por causa de sua incontinência (não fazendo sexo).

Podemos dizer que nenhuma alternativa ao plano divino (um homem com uma mulher que se casa até a morte os separar) é aceitável. Todas as alternativas terão seus problemas, porque não é isso que Deus quer.

Deus reconhece a necessidade sexual de todo ser humano. Deus também fez essa parte do seu ser. Deus não o ignora, nem sem interesse que os humanos desfrutem dessa parte da vida. Deus fez o desejo sexual como parte da reprodução. Seremos muito claros aqui, sexo não é pecado. Heb 13: 4 O casamento é honroso em todos, e a cama (sexo) sem defeito. Somente sexo fora do que Deus permite é pecado.

1Tes. 4: 3-5,7-8 porque a vontade de Deus é a sua santificação; que você se afasta da fornicação; 4 que cada um de vocês sabe como ter sua própria esposa (corpo de vaso) em santidade e honra; 5 não na paixão da concupiscência (desejo intenso), como os gentios que não conhecem a Deus … 7 Porque Deus não nos chamou para sujar, mas para santificar. 8 Portanto, quem rejeita isso não rejeita o homem, mas Deus, que também nos deu o seu Espírito Santo.

Deus vê parte da santidade como a pureza purificadora e espiritual que advém de cuidar de sexo sexualmente puro e de cuidar de sua mente. Nesta passagem, a palavra “esposa” é atualmente a palavra “vidro”, não mulher, como nas outras citações que têm “esposa”. Algumas versões da Bíblia traduzem esse versículo: “saiba como ter seu próprio corpo em santidade e honra”. É muito importante que o cristão aprenda e se esforce para cuidar dos pecados e tentações sexuais. Quando alguém se recusa a honrar a Deus e dar a Deus o lugar supremo em sua vida, então deixa que outras coisas se tornem deus (idolatria).

Romanos 1:23 e mudou a glória do Deus incorruptível à semelhança da imagem do homem corruptível, dos pássaros, dos quadrúpedes e dos répteis. 24 Portanto Deus também os entregou à imundícia, nas concupiscências de seus corações, para que desonrassem entre si os seus próprios corpos;

Deus sempre os dá prisioneiros de suas próprias concupiscências (desejos e paixões fortes) quando eles não estimam Deus. Eles rejeitam a soberania de Deus para buscar algo agradável a eles, em vez de Deus, e isso é idolatria.

Homossexualidade e Prostituição

Na Bíblia, a palavra “sodomita” é qadesh, uma prostituta masculina de um templo. Alguns querem propor que esse não é o pecado do sexo de um homem com outro, mas de ser um sacerdote em um templo pagão. Atualmente, a palavra descreve o caráter dessas pessoas, que dedicam suas vidas ao sexo como seu deus (a vida gira em torno dele). Aqui vemos as mesmas prostitutas, como as pessoas que vivem (à vontade) de sexo com alguém.

Temos que entender que, quando o sexo se torna uma idolatria em nossas vidas, quando é mais importante, e toda a nossa vida gira em torno do sexo, já deixamos a adoração ao verdadeiro Deus do céu. Existe uma forte ligação entre esse culto sexual (tão comum em nossos dias) e a idolatria ((2Rs 23: 7 “prostituição idólatra”.)) Como Deus vê. Sodomitas e prostitutas foram condenados à pena de morte (Dt 23:17) pela seriedade do pecado que está aos olhos de Deus. A questão não é que prostitutas e homossexuais adorem um deus pagão, mas que a adoração ao sexo é um deus em si, de maneira alguma o que eles acreditam teologicamente.

1 Corinthians 6:9-10 Você não sabe que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não erre; nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os que são lançados com homens … herdarão o reino de Deus.

Deus identifica esses grupos de pecados aqui como idolatria, ou seja, eles os colocam tão importantes na vida que a pessoa despreza a Deus. Ele menciona especificamente o pecado da fornicação (pecados sexuais em geral), homens que se comportam como mulheres (efeminado ((é uma abominação quando um homem se veste ou se parece com uma mulher, é “efeminado”). Dt 22:5 “Ele não usará a mulher vestida de homem, nem o homem vestirá roupas de mulher, porque é uma abominação para o Senhor teu Deus, o que quer que ele faça. ”))), e os homens que colocam homem com homem (homossexualidade). O lesbianismo também é condenado em Rom. 1:26 Todos estes são da mesma classe, são tipos de idolatria, que bloqueiam a salvação.

1 Coríntios 6:18 Foge da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem cometa está fora do corpo; mas quem fornica contra o próprio corpo pecou.

Esses pecados sexuais são de um tipo muito prejudicial. Eu acho que isso ocorre porque eles são pecados contra “seu próprio corpo”, ou seja, eles causam um sentimento físico que se torna um vício físico que é muito difícil de superar. Isso deve nos levar a dupla cautela com eles.

A Bíblia condena claramente todos os tipos de sexo que são contra o que Deus estabeleceu. Incesto ((Lev 20: 11-12, 17, 19-21; Deu 22:30; 27:20, 22-23; Eze 22:11.)) (Sexo com parentes), sexo com animais (( Êxodo 22:19; Lv 18:23; 20:16.)), Sexo do mesmo sexo (homossexuais ((Gênesis 19: 4; Juízes 19:22; 1 Tim 1:10) O que é uma abominação: 1 Reis 14:24 Levítico 18:22 “Não deitarás com um homem como com uma mulher, é uma abominação.” Lev 20:13 “Se alguém estiver com um homem como com uma mulher, eles fizeram uma abominação; ambos estarão mortos; sobre eles estará o seu sangue. ”)) E lesbianismo ((Romanos 1:26“ suas esposas mudaram o uso natural por aquilo que é contra a natureza ”.)))) Sexo fora de seu próprio casamento (adultério) e assim por diante. Tudo isso é capturado na palavra “fornicação”. “Adultério” é um conceito específico, que é o sexo fora do seu próprio parceiro.

Rm 1: 27-28 e da mesma forma também os homens, deixando o uso natural das mulheres, continuaram lascivos uns com os outros, cometendo atos vergonhosos homens com homens e recebendo em si mesmos a retribuição por sua perda. 28 E visto que eles não aprovaram levar Deus em consideração, Deus os entregou a uma mente reprovada, a fazer coisas que não concordam;

O pecado que Paulo tem em mente aqui é claramente um homem com um homem, que é a homossexualidade.

Nudez e Mente

Por causa da perversidade de nossos dias, passamos a ver a nudez completa como algo comum. Atualmente, Deus condena isso e também para Deus a nudez é mesmo quando a pessoa está usando roupas íntimas. Em latim, a palavra para roupas largas colocadas do lado de fora é “nudus” e removê-las é “nua”. Assim, entendemos Marcos 14:52 e João 21: 7. A palavra também expressa estar aberto, vendo a intimidade dos outros, o que não se deve ver dos outros. Deus nos ordenou que cada pessoa tenha seu parceiro e que ele se case (um compromisso moral diante de Deus e das autoridades civis) para que ele não tenha um relacionamento íntimo com outras pessoas.

Jó 31: 1 Fiz uma aliança com os meus olhos; Como, então, devo olhar para uma virgem? Jó entendeu que o pecado sexual começa com a visão, o ver e o desejar. Jó fez um pacto, um compromisso consigo mesmo de não ver as meninas desejá-las ou deixar a imaginação vagar. Jesus também nos ensinou em Mateus 5:28 que até pensar em assuntos pecaminosos sem fazê-los é atualmente o mesmo que fazê-los. Esta é uma explicação da lei de Moisés em Êxodo 20:17 “você não cobiçará a esposa do seu próximo”. Davi viu antes de cobiçar (2 Sm. 11: 2). Pv 6:25 nos adverte a não cobiçar a beleza de uma mulher, nem sejamos pegos (ou através) dos olhos.

Auto-estimulação sexual

A estimulação dos órgãos genitais também é um problema espiritual, embora a Bíblia não fale muito sobre isso diretamente. Talvez devêssemos ver isso como uma exaltação de sentimentos sexuais (como sodomitas e prostitutas) acima de tudo. Quando o sexo se torna “uma necessidade” de vez em quando, já deixamos nosso corpo carnal nos enviar vida. Deus criou uma maneira que “decolamos” sexualmente, e isso não é. Deus nos deu o casamento para toda a vida, e nós ignoramos ou destruímos o casamento, e é por isso que sofremos.

Resistindo à Tentação

2 Timóteo 2:22 Foge também das paixões da juventude e segue a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que de coração puro invocam o Senhor.

A batalha espiritual não é entrar em pecado, especialmente a fornicação (1Co 6:13 “o corpo não é para fornicação”), para ser firme em seu coração “, sem precisar, mas possuir sua própria vontade ”(1 Cor 7:37).

Jejuar é ensinar ao corpo que ele não está no controle de si mesmo, e é exatamente disso que as pessoas com esse problema precisam. Esse pecado gira em torno de pensamentos. “Qual é o seu pensamento em seu coração, tal é ele” (Pv 23: 7). “Tudo posso em Cristo que me fortalece” Fil. 4:13

Col. 3:5-7 Portanto, morra o terreno (carnal) em você: fornicação, impureza, paixões desordenadas, maus desejos e ganância, que é idolatria; 6 coisas pelas quais a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência, 7 nas quais você também andou em outra época em que viveu nelas.

Aula da Escola Dominical sobre a vida de Joseph.